Sunday, February 14, 2010

A DROGA


Não há dúvida de que sem àlcool se perde o gás. Sem àlcool e sem mulheres. De nada vale olhar para o Sporting. Ainda por cima o Sporting! Ainda por cima não há dinheiro. Se houvesse dinheiro passava a noite a beber. Agora já não digo "queimai o dinheiro", mas sim queimai o mercado. O mercado destrói o homem. Ainda tenho alguma coisa a dizer. Sim, ainda tenho alguma coisa a dizer. Não morri. Estou aqui vivo. Não estou cheio de gás mas estou com algum gás. A Jorge não estava em casa. Faz-me falta a mulher. Nem que seja só para me fazer companhia. Foi-se a Ana. É pena. Bebíamos mais uns copos juntos. Paga ela. Vá lá que há amigas que me pagam os copos. Bebo depressa. Bebo mais depressa do que os outros. A mesa treme. À mesa do "Bom Pastor". lembro-me do Rui. O Rui que vinha cá e que se suicidou. Um dia vim cá e dei com a cara dele nos anúncios dos funerais. Era jovem. Eu continuo aqui. A gaja de há pouco era engraçada, tocava-me nas pernas ao falar. Gostava de voltar a vê-la. Não sou um escritor consagrado como o valter hugo mãe. Sou um poeta maldito. Dizem. Vivo com a minha mãe. Só ganho dinheiro de longe a longe. Não vim ao mundo para ganhar dinheiro. Já o disse. Vim ao mundo para passar mensagens. Porque é que não aparece um anjo que me passe 20 euros para a mão? Com 20 euros fazia a noite. 20 euros é o que ganho por cada entrevista para o jornal. Tem piada que hoje estou com mais pedal. Não apareço no jornal mas estou com mais pedal. Eis uma bela frase. Dai-me cerveja, senhores! Dai-me cerveja que eu produzo para vós e para o mundo. Ontem ofereceram-me cinco. Hoje vou na quarta mas não estou satisfeito. Isto só com cerveja é que vai. Não me canso de o dizer. Sem cerveja e sem mulheres o mundo é uma merda. Não saio desta mas é o que é. Que se foda lá toda a filosofia das cátedras. Sem cerveja o homem não vai lá. O homem é este, à mesa do "Bom Pastor". O "Bom Pastor" igual a si próprio, o "Bom Pastor" sem novidade. Pronto, já estás a escrever algo de novo. Já não te é custoso escrever. E tens fãs da tua escrita. E a Gotucha só na Madeira. O que importa é que a escrita já não é forçada. E o Sporting continua a mesma merda. POrque raio é que o Sporting há-de ficar sempre no poema? O "Poeta no Piolho" é mesmo de poemas de café. De copos e cafés. Que me importa o Sporting e o mundo? O que me importa é ter pedal para a escrita. Custa-me sim ver a cerveja a esgotar-se. Custa-me sim não ter mais dinheiro para a cerveja. Tudo o resto é secundário. Por enquanto estou em cima mas sei que vou cair. Quero lá saber do que dá na SIC, cavalheiro! O que me importa é esta droga, o que me importa é ter droga para consumir. Sou toxicodependente assumido. A droga acabou.

No comments: