Friday, February 12, 2010

DESTRUIÇÃO DE LIVROS

Destruição de Livros…

É verdade o título colocado a encimar esta noticia, não é retórica, destruíram-se mesmo livros, mas vamos aos factos concretos…



Dezenas de milhar de livros de diversos autores, onde se inclui Jorge de Sena, Eugénio de Andrade, Eduardo Lourenço e Vasco Graça Moura, publicados pela ASA ao longo da última década, foram destruídos recentemente pelo Grupo Leya.



A acusação partiu de José da Cruz Santos, editor que colaborou com a ASA nesse período. Ele afirma que ter sido informado pelos novos proprietários da decisão de guilhotinar parte significativa das edições em armazém. Em média, foram destruídos 90% dos livros disponíveis, restando escassas dezenas de exemplares de cada obra.



Das obras que foram destruídas, dos 96 títulos, incluem-se obras importantes como "Daqui houve nome Portugal", uma antologia de verso e prosa sobre o Porto organizada e prefaciada por Eugénio de Andrade, e "21 retratos do Porto para o século XXI", e também uma edição comemorativa dos 150 anos da morte de Almeida Garrett que inclui textos, pinturas, desenhos e fotografias de dezenas de autores.



Espantoso esta atitude deste grupo de Editores que dá pelo nome Leya, que absorveu durante os últimos anos, diversas editoras, como a Caminho, a Asa ou a Dom Quixote, entre outras, mas nada para admirar porque este potentado na edição nasceu precisamente para monopolizar a edição em Portugal, de livros, para que o controlo efectivo do mercado livreiro, e a sua edição.



Mais pobre ficou o nosso diminuto mundo do livro com esta atitude, além de ser abusiva e prepotente, é obtusa porque, e muito bem disse José da Cruz Santos, os livros poderiam ter sido entregues para uso nas bibliotecas nas escolas, hospitais ou prisões, entre outras soluções e não a destruição de livros.



O significado de um livro é dado pelos seus leitores e só ele pode dar a imortalidade ou não do que lê, por isso é fundamental ler, para com a compreensão do que absorvemos do que lemos, impormos sobre os muros de ignorância que são demonstrados por estas atitudes vesgas e imbecis, criminosas que atentam contra a memória da cultura de um povo.

www.lutapopularonline.blogspot.com

No comments: