Thursday, January 27, 2011

PROTESTOS EM TODO O MUNDO E ATRAVÉS DO FACEBOOK

Milhares de pessoas protestam em Budapeste contra polémica lei de imprensa
Budapeste, 27 jan (Lusa) - Milhares de pessoas concentraram-se hoje em frente ao parlamento da Hungria, em Budapeste, num protesto contra a polémica l...



Milhares de pessoas protestam em Budapeste contra polémica lei de imprensa
Budapeste, 27 jan (Lusa) - Milhares de pessoas concentraram-se hoje em frente ao parlamento da Hungria, em Budapeste, num protesto contra a polémica lei de imprensa aprovada pelo governo e que mereceu críticas da União Europeia.

"Sem imprensa livre não há liberdade" e "Queremos liberdade de imprensa" foram algumas das frases que os manifestantes inscreveram em cartazes, num protesto realizado hoje à tarde, na Praça Kossuth, contra a norma aprovada pelo governo conservador do primeiro-ministro, Viktor Orban.

Muitos participantes apresentaram-se de fita adesiva na boca, considerando assim a nova lei um ataque à liberdade de imprensa.

O protesto foi organizado através da rede social Facebook, e, tal como aconteceu numa iniciativa semelhante a 14 de janeiro, foi solicitado aos políticos para que não participassem, para garantir que seria um ato da sociedade civil.

O chefe da Amnistia Internacional na Hungria, Orsolya Jeney, pediu aos manifestantes para enviarem cartas de protesto para o governo magiar.

Já o diretor da Associação para os Direitos Fundamentais, Balazs Denef, denunciou que a televisão pública está sob controlo governamental.

O ministro das Relações Exteriores, Janos Martonyi, disse na quarta-feira, em Bruxelas, que "a Hungria vai rever a lei de imprensa".

Em vigor desde 01 de janeiro, a nova lei prevê multas que podem ir até aos 730 mil euros para rádios e televisões em caso de "atentado ao interesse público, à ordem pública e à moral" ou de difusão de "informações parciais", sem contudo definir claramente estes conceitos.

A lei permite também à nova autoridade da comunicação social obrigar os jornalistas a revelarem as fontes em matérias relacionadas com a segurança nacional.

1 comment:

Claudia Sousa Dias said...

isso era o que os nossos políticos gostariam de fazer cá. Fazem-no por debaixo dos panos. É por isso que gosto do Wickileaks.


csd