Sunday, January 23, 2011

CAOS NA IRLANDA

Cowen enfrenta moção de censura no Parlamento
Verdes ameaçam abandonar aliança de Governo na Irlanda
23.01.2011 - 11:10 Por PÚBLICO

O Partido dos Verdes na Irlanda ameaçou abandonar a aliança de Governo com o Fianna Fail, do primeiro-ministro Brian Cowen, depois de este último ter anunciado ontem que se afastava da liderança do seu partido mas permanecia à frente do Executivo.
Cowen não conseguiu remodelar o Governo na semana passada (Sebastien Pirlet/REUTERS)

A concretizar a ameaça, os Verdes podem fazer cair o Governo, e forçar eleições antes mesmo de 11 de Março, a data para a qual Cowen já se vira obrigado a antecipar o sufrágio após falhar uma tentativa de remodelação governamental na semana passada – a qual, de resto, fora bloqueada pelos parceiros de coligação, insatisfeitos com as escolhas feitas pelo primeiro-ministro.

De todos os lados na oposição vêm desde ontem críticas à decisão de Cowen – que na quarta-feira enfrenta uma moção de censura proposta pelos trabalhistas – e exigências de que deixe prontamente a liderança do Executivo e marque as eleições já para o próximo mês. A presente situação é descrita pela oposição como “uma farsa”.

O líder dos trabalhistas, Eamon Gilmore, asseverou que é “totalmente impossível” que Cowen se mantenha à frente do Governo depois de ter deixado a liderança do seu partido, a principal força no Executivo – uma situação que não acontece no país desde 1994.

Ao mesmo tempo, o líder do Fine Gael, maior partido da oposição, Enda Kenny, veio já dizer que votará a favor da moção de censura ao primeiro-ministro e avançará mesmo com uma proposta de voto de desconfiança, já para terça-feira, caso Cowen não dissolva antes o Parlamento. E do lado do Sinn Fein, o presidente do partido, Gerry Adams, disse já também que “o Governo e o Fianna Fail estão mergulhados no caos”.

No comments: