Tuesday, January 18, 2011

ROSA LUXEMBURGO

Sábado, 15 de Janeiro de 2011

Rosa Luxemburgo…dia do seu assassinato…

Passam 92 anos sobre o assassinato de Rosa Luxemburgo pelos verdugos dos " Freikorps Korps", futuros SA do partido nazi alemão, sob as ordens do governo social-democrata de Ebert e Noske.
Rosa Luxemburgo foi uma filósofa e economista marxista polaca-alemã, militante revolucionária ligada à Social-Democracia do Reino da Polónia e Lituânia (SDKP), ao Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) e ao Partido Social-Democrata Independente da Alemanha (USPD). Participou da fundação do grupo de tendência marxista do SPD, conjuntamente com Karl Liebknecht, a Liga Espartaquista, que viria a se tornar mais tarde o Partido Comunista da Alemanha (KPD).

Colocamos aqui esta passagem do seu último escrito "A ordem reina em Berlim":

"Porque a nossa crise tem com efeito um duplo rosto, o da contradição entre uma enorme decisão ofensiva por parte das massas e a falta de convicção por parte dos chefes berlineses. Falhou a direcção. Mas este é o defeito menor, porque a direcção pode e deve ser criada pelas massas. As massas são com efeito o factor decisivo, porque são a rocha sobre a que será edificada a vitória final da revolução. As massas cumpriram com a sua missão, porque fizeram desta nova "derrota" o elo que nos une legitimamente à cadeia histórica de "derrotas" que constituem o orgulho e a força do socialismo internacional. Podemos ter a certeza de que desta "derrota" também há-de florescer a vitória definitiva.
A ordem reina em Berlim!... Ah! Estúpidos e insensatos carrascos! Não reparastes em que a vossa "ordem" está a alçar-se sobre a areia. A revolução se levantará amanhã com a sua vitória e o terror surgirá nos vossos rostos ao ouvir-lhes anunciar com todas as suas trombetas: ERA, SOU E SEREI!"

No comments: