Tuesday, January 25, 2011

CAPITALISTAS FILHOS DA PUTA


A Prisa, dona do diário espanhol El País e das rádios Cadena Ser, e dona também em Portugal da TVI e da Media Capital Rádios, anunciou hoje, em comunicado que vai despedir 2500 trabalhadores devido a uma reestruturação em curso na empresa.
O aperto de mão de 2005 entre o administrador da Prisa Juan Luís Cebrian e Pais do Amaral pode voltar a repetir-se

(DR)

Segundo o comunicado do grupo, publicado na página de Internet, os despedimentos constituem 18 por cento do total global de postos de trabalho do grupo e o plano já foi apresentado aos sindicatos e representantes dos trabalhadores a fim de estabelecer acordos de rescisão.

Serão despedidos dois mil trabalhadores em Espanha e mais 500 nos media do grupo na América e em Portugal, onde a Prisa está representada na TVI e nas seis estações da Media Capital Rádios. Esta reestruturação será levada a cabo até ao primeiro trimestre de 2012.

“O processo enquadra-.se nas mudanças que se sentem no sector dos media a nível mundial e que tornam necessária a transformação da Prisa numa nova empresa, não só centrada na produção e distribuição de conteúdos em língua espanhola e portuguesa mas também na procura de outros grupos de interesse e nas novas tecnologias”, diz a empresa no mesmo comunicado.

O plano foi aprovado na sexta-feira pela comissão executiva da empresa.

Este anúncio de reestruturação surge numa altura em que a entrada do fundo norte-americano Liberty Acquisition Holdings na Prisa, aprovada em Novembro pasado, estará prestes a ser ultimada. Este fundo de investimento é liderado pelo milionário Nicolas Berggruen – que lançou a Media Capital com Miguel Pais do Amaral.

Este negócio vai valer à Prisa 650 milhões de euros e o grupo espanhol manterá 30 por cento do capital enquanto que a Liberty assegurará o controlo financeiro da empresa com cerca de 65 por cento do capital.

No comments: