Monday, January 24, 2011

O PRESIDENTE DO PAÍS DA GIGANTESCA ABSTENÇÃO


O semanário dá destaque também ao resultado do madeirense José Manuel Coelho, cujos 4,5 % dos votos (39 % na Madeira) são apelidados como um “basta ao Jardinismo”. O resultado de Coelho é tão mais surpreendente se se considerar que o número de votos que obteve – mais de 180 mil – é superior ao melhor resultado obtido por Alberto João Jardim, nas últimas eleições regionais em 2007. Em ano de eleições regionais na Madeira, o resultado de José Manuel Coelho deixa antever um possível embate renhido entre os dois madeirenses.

À semelhança dos restantes jornais, o “Diário de Notícias” elege a abstenção como a grande “vencedora” da noite eleitoral. Sob o título “Cavaco é o Presidente do país da gigantesca abstenção” o diário destaca o pior resultado sempre de um Presidente eleito e sublinha que Alegre “desiludiu em toda a alinha”. O jornal destaca igualmente que Cavaco Silva é o único Presidente a nunca atingir os 3 milhões de votos.

José Sócrates e o PS são identificados também pelo “DN” como derrotados da noite, destacando que em ambas a presidenciais – 2006 e 2011 – os candidatos apoiados pelo partido obtiveram resultados “irrisórios”.

Por fim, o jornal realça igualmente o resultado de Fernando Nobre que não só significa que as candidaturas independentes têm um espaço relevante nas eleições presidências – Alegre em 2006 e Nobre em 2011 – como pode ser lido como um “aviso à classe política”. Igualmente surpreendente para o jornal é o resultado do madeirense José Manuel Coelho que, não só no “DN” mas também em outras publicações, é associado à figura do palhaço Tiririca que obteve um resultado surpreendente nas eleições estaduais brasileiras.

O “Correio da Manhã”, à semelhança das restantes publicações realça os números baixos com que Cavaco Silva foi reeleito e destaca o efeito que o apoio de PS e BE teve na candidatura de Manuel Alegre, ao fazer com que este tivesse um resultado abaixo do de 2006.

JORNAL DE NEGÓCIOS

No comments: