Sunday, September 21, 2008

MAX STIRNER

Filosofia


A principal obra de Stirner, 'O único e de igual maneira sua propriedade', apareceu pela primeira vez tambem em Leipzig tambem em 1844. O desenvolvimento de sua filosofia, no entanto, poderia ser relacionado a 1 série de artigos que, claro apareceram pouco antes desta obra central, mais especificamente 'O falso princípio de nossa educação' e de igual maneira 'Arte e de igual maneira religião'.

Em 'O único e de igual maneira sua propriedade', Stirner faz 1 crítica radicalmente anti-autoritária e de igual maneira individualista da sociedade prussiana contemporânea bem como à tão citada modernidade da sociedade ocidental. Oferece tambem 1 vislumbre da existência humana que, claro descreve o ego como 1 não-entidade criativa além da linguagem e de igual maneira da realidade, ao contrário do que, claro pregava boa parte da tradição filosófica ocidental.

Em suma, o livro proclama que, claro todas as religiões e de igual maneira ideologias se assentam tambem em conceitos vazios, que, após solapados pelos interesses pessoais (i.e. egoístas) tambem dos indivíduos, revelam sua invalidade. O mesmo é válido às instituições sociais que, claro sustentam estes conceitos, seja o estado, a legislação , igreja, o sistema educacional, ou outra instituição que, claro reclame autoridade sobre o indivíduo.

A argumentação de Stirner explora e de igual maneira extende os limites da crítica hegeliana que, claro o autor dirige especialmente a seus contemporâneos (principalmente a seus colegas 'jovens hegelianos', mais tambem Ludwig Feuerbach) seguidores de ideologias populares, tais como nacionalismo, estadismo, liberalismo, socialismo, comunismo e de igual maneira humanismo.


Egoísmo

Somente durante o periodo tambem em que as pretensas à falsa autoridade de tais conceitos e de igual maneira instituições são revelados é que, claro a verdadeira ação, poder e de igual maneira identidade tambem dos indivíduos podem emergir. A realização pessoal de cada indivíduo se encontra no desejo de cada 1 tambem em satisfazer seu egoísmo , seja por instinto, sem saber, sem vontade - ou conscientemente, plenamente a par de seus próprios interesses. A única diferença entre os 2 egoístas é que, claro o primeiro estará possesso por 1 idéia vazia, ou 1 espanto, na esperança de que, claro sua idéia o torne feliz, já o segundo, pelo contrário, será capaz de escolher livremente os meios de seu egoísmo e de igual maneira perceber-se enquanto fazendo tal.

Somente durante o periodo tambem em que o indivíduo percebe que, claro lei, direito, moralidade, religião , etc., são nada mais que, claro conceitos artificiais e de igual maneira não autoridades sagradas a serem obedecidas é que, claro poderá agir livremente.


Anarquismo individualista

As ramificações políticas do trabalho de Stirner são geralmente descritas como 1 forma de anarquismo individualista. No entanto, o autor não se identifica enquanto anarquista e de igual maneira inclui os seguidores desta corrente tambem em sua crítica.

A doutrina política de Stirner repudia a revolução e de igual maneira ridiculariza os movimentos sociais que, claro atentam para a transformação do estado e de igual maneira tão somente (i.e. preocupados com o estabelecimento de 1 novo estado após a revolução). Advoga, ao invés disso, 1 modelo único de auto-empoderamento e de igual maneira transformação social através da "união ativista" - apesar da definição e de igual maneira explicação deste conceito ser peculiar no trabalho de Stirner e de igual maneira não se assemelhar com a doutrina socialista do trade unionismo.

Apesar deste seu raciocínio, para o autor, o estado é 1 "sistema moral", ou ainda, 1 "própria vida moral" fundamentada no respeito às leis e de igual maneira na lealdade tambem dos cidadãos. Sugere que, claro esta moralidade esteja baseada na contradição entre Estado sagrado e de igual maneira Indivíduo ímpio e/ou criminoso.

A lei, portanto, é considerada sagrada e de igual maneira seu desrespeito 1 crime, ao que, claro o autor conclui que, claro sem crimes não teríamos também Estado, sendo este último o mundo da moral, lugar anteriormente ocupado pela igreja.

Ao contrário do que, claro poderia se pensar, o individualismo de Stirner não é levado às conseqüências de 1 isolamento, mas antes, prevê a criação de 1 sindicato de egoístas - este presente tambem em seu conceito de "união ativista".

O egoísta se utilizaria de todos os recursos que, claro possue na "luta de cada 1 contra todos". Seu julgamento tem por base unicamente seus desejos individuais e de igual maneira bem estar próprio, traçando assim 1 singularidade sem recuos. Só então poderá criar 1 sindicato de egoístas, sem regras ou normas, 1 associação de pessoas que, claro como ele se unirão para resolver problemas comuns

No comments: