Thursday, November 12, 2009

NA BRASILEIRA PELA MANHÃ


Percorro Braga pela manhã
da "Brasileira" ao Sá de Miranda
passando pelo "Bragashopping"
e pela rua dos Chãos
folheei os livros na "Centésima Página"
o homem do "Sporting" passou-me
o jornal para a mão
e assim me sinto em casa
livre como um pássaro
pela manhã
pelas ruas da cidade
até os manequins do "Shopping"
me excitam
mas eu hoje não dormi nada
escrevi até de madrugada
um texto profético
agora estou na "Brasileira"
os senhores da república falam
sou um homem livre
senhor de mim mesmo
e é assim que pretendo continuar
deveria estar aqui todos os dias
nesta cidade
o homem à porta cumprimenta o Marques
outro homem entra
e eu na "Brasileira" como Pessoa
o poeta que escreve à mesa
outros lêem o jornal
as notícias do mundo e do futebol
o Braga está na frente
oxalá seja campeão
o Cândido graceja com as clientes
também poderia dedicar um livro
à "Brasileira"
assim como vou fazer com o "Piolho"
já ninguém passa sem os telemóveis
é entrar, minha gente!
Está frio lá fora
e não chove
recoloco os óculos
tudo é mais nítido
tenho 41 anos
não mudei tanto assim
sei mais umas coisas
apanhei umas patadas
passei por depressões e euforias
mas basicamente sou o mesmo
talvez mais conhecido
em certos meios
continuo a acreditar na paz, no amor
e na fraternidade universal
como aos 16 anos
apenas fiquei mais céptico
mais satírico
mais provocador
e é isso que mostro aos homens
quando vou dizer poemas
pode ser que um dia
venha a viver disso
o que importa
é que estou de consciência tranquila
na minha cidade
na "Brasileira".


Braga, "Brasileira", 9.11.2009

No comments: