Wednesday, July 29, 2009

MANA CALÓRICA NA RELVA DE PAREDES DE COURA

Jazz na Relva

Qaije e Sergio Carolino (30 Jul)

Jorge Qaije, baterista e percussionista, é licenciado em jazz pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Estudou percussão no Conservatório de Coimbra. Frequentou o curso de Formação de Animadores Musicais da Casa da Música. Actualmente divide o seu tempo entre Porto e Londres, onde frequenta o mestrado em Music Leadership pela Guildhall School of Music and Drama sendo bolseiro da City university of London. Colabora regularmente com a Casa da Música na concepção e realização de workshops de Música criativa. Tocou com várias formações de jazz e música tradicional portuguesa. (Realejo, Segue-me à capela). Lidera o projecto Cheesecake, ligado à música experimental e improvisada.

Sérgio Carolino, Tubista português e Artista Yamaha Sérgio Carolino iniciou os seus estudos de tuba com apenas 11 anos de idade no Conservatório Nacional de Lisboa, prosseguindo-os no Conservatório Superior de Genebra (Suíça) com Pierre Pilloud (tuba principal da Orquestra da Suisse Romande) e na classe de música de câmara de Kurt Sturzenegger. Frequentou diversas Master Classes com os mais prestigiados mestres, tais como Roger Bobo, Michel Godard, Pia Bücher, Philippe Legris, David Taylor, Øystein Baadsvik, Thierry Thibault, Mel Culbertson, Anne-Jelle Visser, Gene Pokorny, Enrique Crespo, Walter Hilgers e Harvey Philips. Lecciona Tuba e música de câmara na Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa) e é tuba principal da Orquestra Nacional do Porto.

Space Ensemble (31 Jul)
"Spy Quintet"

Ao longo dos últimos 6 anos do Space Ensemble desenvolveu-se uma lógica de actuação baseada na exploração das cumplicidades entre os músicos envolvidos, testando e variando as combinações instrumentais e estilísticas, de acordo com os locais e o contexto dos eventos. A essa formação orgânica e mutante chamamos Space Ensemble.

Os músicos Gustavo Costa, João Tiago Fernandes, Henrique Fernandes, João Martins e Rodrigo Amado apresentam um espectáculo inspirado no álbum "Spy Vs Spy" (Elektra,1989) no qual John Zorn, Tim Berne, Mark Dresser, Michael Vatcher e Joey Baron interpretam temas de Ornette Coleman, seguindo regras e estruturas musicais por este criadas e apresentadas em álbuns como "Free Jazz (A Collective Improvisation) by Ornette Coleman Double Quartet". O Space Ensemble apresenta-se numa formação de quinteto, copiando a estrutura trabalhada por John Zorn, de dois bateristas, um contrabaixista e dois saxofonistas.

Manuel d' Oliveira (1 Ago)
"Amarte"

Manuel d' Oliveira tem marcado presença em alguns dos mais conceituados festivais de Jazz e World Music nos últimos anos, tais como "Tourcoing Jazz Festival" França, "Jazz In It" em Vignola, "Emociona Jazz" Madrid, "Ollin Kan" Cidade do México, etc. para além de ter passado pelas principais salas de espectáculo nacionais.

Neste concerto serão revisitados temas da sua autoria, e que fazem parte dos seus dois trabalhos discográficos editados "Ibéria" e "Amarte". Manuel d' Oliveira apresentar-se há em trio, sendo acompanhado por Paulo Barros ao piano e Zé Maria nos saxofones.

Palavras na Relva
valter hugo mãe, Tiago Gomes e Isaac Ferreira (30 Jul)

valter hugo mãe é escritor, vencedor do Prémio José Saramago, autor de livros como «o remorso de baltazar serapião» ou «o apocalipse dos trabalhadores». É vocalista do grupo Governo, que integra também Miguel Pedro e António Rafael (ambos dos Mão Morta) e Henrique Fernandes (também dos Mécanosphère).

Tiago Gomes nasceu em 1971, tem quatro livros de poesia editados e esgotados. Letrista do grupo A NAIFA e LINHA DA FRENTE. Vocalista e letrista do grupo OS INSPECTORES. Editor e produtor da revista BÍBLIA. Fundador da Galeria ZDB. Performer há muito dedicado à poesia em acção. Também conhecido, quando põe música, como DJ VAIPES. Lançou recentemente o livro "Auto-ajuda" e participa com Tó Trips no projecto "On The Road".

Isaac Ferreira nasceu no Porto em 1974. É membro fundador da Caixa Geral de Despojos, colectivo poético. Lê poesia em (quase) toda a parte. Colabora regularmente nas Quintas de Leitura, do Teatro Campo Alegre. Coordena o espaço de poesia nos "Ciclos de poesia e música" e nos "Encontros de Mário Cesariny", ambos na Fundação Cupertino de Miranda.

Colectivo Silêncio da Gaveta (31 Jul)

Trupe de saltimbancos das palavras, interpretes sem trono dos afectos; o Colectivo Silêncio da Gaveta tem desenvolvido uma linguagem poético-musical própria em que “a mestiçagem” dos ritmos e harmonias, a expressividade da palavra, o recurso de elementos cénicos e plásticos se fundem em instantes livres do espartilho classicista do dizer poético.

Cansados do silêncio egoísta das gavetas, este grupo vem há dez anos percorrendo vales e montes no país e no estrangeiro, realizando sessões de poesia em bibliotecas públicas, auditórios municipais, associações culturais, feiras do livro, encontros literários, galerias de arte, bares e emissões radiofónicas.A sua actual formação é constituída por: João Rios - Leituras; José Peixoto - Guitarra, Tiago Pereira - Violino; Fátima Fonte - Piano.

Mana Calórica, A. Pedro Ribeiro e Rui Costa (1 Ago)

Mana Calórica é projecto poético-musical que alia a performance ao rock, ao punk e ao experimentalismo. "Primeiro-Ministro", "Faca", "Loirinha" e "Paredes de Coura" são os títulos de algumas das canções. Nasceu em 2006 e é constituído por António Pedro Ribeiro (voz), Rui Costa (guitarra) e André Guerra (guitarra).

Pedro Ribeiro ou António Pedro Ribeiro nasceu no Porto em Maio de 1968 e é autor de sete livros de poesia, entre os quais, "Declaração de Amor ao Primeiro-Ministro" (Objecto Cardíaco), "Queimai o Dinheiro" (Corpos), "Um Poeta a Mijar" (Corpos) e "Saloon" (Edições Mortas). Diz regularmente poesia há mais de 20 anos.

Rui Costa nasceu no Porto em 1972. Publicou os livros "A Nuvem Prateada das Pessoas Graves" (Quasi, 2005), Prémio de Poesia Daniel Faria 2005; "A Resistência dos Materiais" (Exodus, 2008), Prémio Albufeira de Literatura 2007; o "O Pequeno-almoço de Carla Bruni" (Ayuntamiento de Punta Umbria, Espanha, 2008). André Guerra ou A. Guerra nasceu no Porto em 1976. Com o projecto Karnnos, editou os discos "Deatharch Crann" (edição Cynfeirdd, França, 2000); "Bearer Of Order, Bringer Of Chaos" (edição Hau Ruck!, Áustria, 2002); "Dun Scaíth" (Cynfeirdd, 2003); "Undercurrents And Lost Horizons" (Cynfeirdd, 2006). Actualmente a criar, a gritar, a criar o próximo.

Fernando Alvim (Todos os dias)

Fernando Alvim é apresentador de televisão, humorista, locutor de rádio, escritor, director da 365 e, por assim dizer, outras coisas. Está em diferido.

No comments: