Thursday, June 04, 2009

POUS


Europeias
POUS diz que mensagem eleitoral contra despedimentos "passa" porque é central
04.06.2009 - 16h57 Lusa
A cabeça-de-lista do Partido Operário de Unidade Socialista (POUS) às europeias, Carmelinda Pereira, defendeu hoje, em Lisboa, que a mensagem do partido contra os despedimentos tem passado por este ser um tema central para todos.

A candidata ao Parlamento Europeu falou durante uma acção de campanha junto às instalações da Portugal Telecom, nas Picoas. Na ocasião, Carmelinda Pereira referiu que notou, "pela primeira vez" na campanha, uma "certa resistência" das pessoas ao contacto directo com os membros do POUS presentes na acção.

"Há pessoas que ficam inibidas quando nós lhes dizemos se querem tomar uma posição pela proibição dos despedimentos. Há aqui medo, foi-nos dito por trabalhadores que conhecemos, que estiveram aqui connosco, que existe receio dentro da empresa, porque há uma avaliação constante. Até a atitude de aceitar e assinar um papel pode ser motivo para pontuar e nesse sentido há um medo muito grande dentro da empresa", referiu.

No que toca ao mais vincado tema da campanha do POUS, os despedimentos, a cabeça-de-lista do partido afirmou ainda preocupação pela perspectiva da Comissão Europeia na questão do emprego, com a previsão de um número cada vez maior de desempregados. "O que é que vai acontecer aos povos da Europa? O que é que vai acontecer a Portugal? Isto é uma situação terrível. É preciso travar o processo", afirmou.

A "batalha" dos operários socialistas, que teve "grande visibilidade" na campanha do POUS às europeias, pretende soluções contra a crise laboral e económica baseadas na "organização" e não em "explosões sociais", rematou a candidata.

No comments: