Wednesday, June 17, 2009

O EFEITO-CERVEJA


Um café é a droga suficiente
para eu me pôr a escrever
mas não estou com o pedal de ontem
saí da cama às 4,30 da tarde
ainda estou a começar o dia
é esta a vantagem de não ter obrigações
a minha única "obrigação" é escrever
hoje até nem vou ao "Púcaros"
estou-me a guardar para amanhã
para o Clube Literário
esta coisa de ir todas as semanas
ao "Púcaros"
faz-me perder o efeito-surpresa
e depois, não sei, acho que me sinto melhor
a dizer sentado
vou dizer sentado os últimos poemas
que escrevi
e viva a preguiça!
Sem preguiça não há criação
e as gajas loiras aparecem
e eu começo a speedar
ontem em Famalicão foi uma merda
ainda bebi três cervejas, vá lá,
devem estar agora a fazer efeito
começo a suar
quero uma namorada!
já disse: quero uma namorada!
Tenho uma mas não está cá
nem tenho de fazer auto-censura
sou um criador
um gajo que do nada
faz surgir a palavra
um gajo que continua a escrever
coisas muito longas,
como diz a Alexandra,
que não apareceu no sábado
e me deixou entregue aos bichos
fui dizer os poemas dos outros
tenho de dizer os poemas dos outros
senão quando tal não sei dizê-los
só digo as minhas coisas
especializei-me nisso
sou um aedo,
como diziam os gregos
e continuo a escrever
escrever é como uma droga
- já o disse, acho eu
tenho de prestar atenção
às repetições
se bebesse agora uma cerveja
dava um efeito fixe
e é isso que vou fazer
vou beber uma cerveja
- Uma cerveja se faz favor!
Carlsberg, já agora!-
Sabe bem

Dionisos, Dionisos,
volta a mim
estou a combater a depressão
o inferno do artista
nada tenho a ver
com os cidadãos obedientes
estou noutra dimensão
estou a ser coroado rei
deixei de ler os jornais
e de ver televisão
o líquido que ingiro é sagrado
Dionisos, Dionisos
dá-me forças
faz desta merda um bacanal
encharca-me de cerveja e de vinho
faz com que as musas me amem, agora!
Leva-me de volta ao paraíso
já estive lá algumas vezes
mas não soube agarrar bem a coisa
desta vez tenho de ficar lá para sempre
ao lado do Morrison e do Curtis
não me venhas falar do trabalho!
Já disse: não fui feito para isso
vivo de subidas e descidas
de ascensões e de quedas
só queria ficar lá para sempre...


V.N.Telha, 17.6.2009

No comments: