Saturday, July 09, 2011

REVISIONISTAS

A Associação Fórum Manifesto defendeu hoje que o período das correntes internas do Bloco de Esquerda (BE) está “esgotado” e deve “terminar”, e que é necessário um “acordo político” para que estas se “apaguem da vida interna do partido”.
Associação Fórum Manifesto diz que o período das correntes internas BE está “esgotado” (Miguel Madeira)

A Manifesto, que congrega várias figuras da ala Política XXI, reuniu-se no âmbito da iniciativa O Bloco e os Caminhos da Esquerda, em Lisboa, e concluiu que é preciso que as correntes fundadoras do Bloco se “inibam voluntariamente” de participarem de forma “organizada e concertada” nos órgãos de decisão do partido. A ideia é assim “descorrentizar” o partido e dar espaço de actuação aos militantes mais novos que não se revêem nestes sectores fundadores.

José Gusmão, dirigente do BE e ex-deputado, reconhece que as correntes fundadoras [PSR, UDP e Política XXI] foram importantes para a construção do partido, mas defende que agora é tempo de se apagarem e iniciarem um “processo de retracção”.

Gusmão disse ainda que a Política XXI está disponível para dar o seu contributo nesse âmbito, porque é preciso iniciar um “novo ciclo interno”.

Ao debate desta tarde compareceram Ana Drago, José Manuel Pureza, Marisa Matias, Rui Tavares, Daniel Oliveira, entre outros.

No comments: