Wednesday, February 16, 2011

TAMBÉM NO BAHREIN


Ministro do Interior do Bahrein pede desculpa pela morte de manifestantes
Manama, 16 fev (Lusa) - O ministro do Interior do Bahrein apresentou hoje um pedido de desculpa após a morte de dois manifestantes e anunciou a detenç...



Ministro do Interior do Bahrein pede desculpa pela morte de manifestantes
Manama, 16 fev (Lusa) - O ministro do Interior do Bahrein apresentou hoje um pedido de desculpa após a morte de dois manifestantes e anunciou a detenção dos presumíveis responsáveis pela sua morte no seio das forças de segurança.

Num discurso transmitido pela televisão, o xeque Rached ben Abdallah Al Khalifa manifestou o seu "profundo pesar" pela morte dos dois manifestantes durante a dispersão, segunda e terça-feira, de manifestações antigovernamentais.

"Apresentamos as nossas desculpas à nação, aos cidadãos e às famílias dos dois mortos, e compreendemos a sua dor", acrescentou o ministro.

O responsável governamental anunciou que "os responsáveis pela morte dos dois manifestantes foram detidos" e que foi "iniciado um inquérito" para determinar as circunstâncias das mortes.

O ministro sublinhou que sempre pediu "aos membros das forças de segurança para demonstrarem contenção para evitar tais incidentes deploráveis".

O Alto-comissário das Nações Unidas para os direitos do Homem, Navi Pillay, exortou terça-feira as autoridades do Bahrein a renunciar "a um uso excessivo da força" contra os manifestantes pacíficos, enquanto que os Estados Unidos se mostraram "muito preocupados".

Após os levantamentos tunisinos e egípcios, milhares de manifestantes reuniram-se terça-feira no centro de Manama, alguns dos quais reclamando uma mudança de regime, após a morte de dois jovens xiitas.

Um, Ali Mcheimeh, sucumbiu terça-feira aos ferimentos sofridos segunda-feira à noite durante a dispersão de uma manifestação na aldeia xiita de Diya, ao leste de Manama.

O segundo, Fadel Salman Matrouk, foi morto a tiro durante a dispersão de uma manifestação realizada terça-feira em frente a um hospital de Manama.

LMP

Lusa/fim

No comments: