Friday, July 18, 2008

OS TRIBUNAIS TAMBÉM SÃO UMA PALHAÇADA

Major condenado por abuso de poder e prevaricação
Valentim Loureiro e Pinto de Sousa absolvidos dos crimes de corrupção
18.07.2008 - 12h14 Lusa, PÚBLICO
O Tribunal de Gondomar absolveu Valentim Loureiro e Pinto de Sousa dos crimes de corrupção. O major foi condenado pelos crimes de abuso de poder e prevaricação e Pinto de Sousa por abuso de poder, durante a leitura da sentença esta manhã. Castro Neves, vereador da Câmara de Gondomar e director do Departamento de Futebol do Gondomar SC, foi absolvido de todos os crimes de que estava indiciado.

Valentim Loureiro foi condenado por 25 crimes de abuso de poder, o que lhe valeu uma pena de dois meses de prisão por cada um dos crimes. A condenação por prevaricação ditou-lhe a perda do mandato autárquico, situação que só terá efeito quando a sentença transitar em julgado. Ainda não se sabe se o antigo presidente do Boavista vai recorrer da sentença.

O tribunal suspendeu a pena de prisão de Loureiro, pelos crimes de abuso de poder, por três anos e dois meses. A pena de Pinto de Sousa, condenado por 25 crimes de abuso de poder, foi suspensa por dois anos e três meses.

José Luís Oliveira foi condenado por abuso de poder e corrupção desportiva activa. A pena única de três anos de prisão foi suspensa por igual período.

Nos casos dos observadores de árbitros Barbosa da Cunha e João Soares Mesquita, os juízes entenderam que nem sequer deviam ser acusados.

No comments: