Sunday, January 04, 2009

O GOVERNO DE ISRAEL É NAZI

Mais de 200 feridos
Ofensiva terrestre na Faixa de Gaza já matou 30 palestinianos
04.01.2009 - 14h06 PÚBLICO, Agências
A ofensiva terrestre israelita lançada ontem à noite na Faixa de Gaza já causou a morte a, pelo menos, 30 palestinianos e fez mais de 200 feridos, segundo fontes hospitalares palestinianas. Tanques israelitas e aviões militares continuam a lançar bombas sobre posições suspeitas palestinianas, enquanto o Hamas responde com "rockets" e disparos de morteiro.

Entre os mortos estão 17 civis, incluindo mulheres e crianças, informou Mouawiya Hassanein, chefe dos serviços de urgência palestinianos.

Pelo menos 20 palestinianos foram mortos em Jabalya e Beit Lahiya, uma das zonas por onde entraram ontem à noite as forças terrestres israelitas, dois perto de Khan Younes, três em Raffah, no Sul do território, e cinco na cidade de Gaza. Neste ataque, esta manhã numa zona comercial de Gaza, morreram cinco pessoas e 40 ficaram feridas.

O raide aéreo sobre Khan Younes visou um importante líder do braço militar do Hamas, Jihad Hamdan, que ficou gravemente ferido, segundo a AFP.

Uma médica do Crescente Vermelho dum hospital em Gaza descreveu à Reuters aquilo que considera um pesadelo. "Os civis estão a ser mortos... explosões estão a atingir pessoas (...). Todos estão aterrorizados".

A estação de televisão Al-Jazeera, com uma correspondente no hospital Shifa em Gaza, avança que os médicos tentam fazer o melhor que podem com escassos recursos e perante o aumento do número dos feridos. A jornalista comenta que o cenário é caótico, com os médicos a tratar dos doentes no chão.

Desde o início dos ataques israelitas a 27 de Dezembro já morreram 485 palestinianos.

Segundo o site do “Jerusalem Post”, o Hamas disparou esta tarde vários “rockets” sobre as cidades israelitas de Sderot, Ashkelon e Ashdod. Uma mulher ficou ligeiramente ferida em Sderot. Ao longo de todo o dia de hoje, o Hamas terá disparado sobre Israel 25 "rockets".

Do lado israelita, o Exército refere 32 soldados feridos desde o início da ofensiva terrestre. Quatro israelitas mortos é o balanço desde que começaram os ataques, a 27 de Dezembro.

Território "cortado" ao meio

Desde ontem à noite, os tanques e soldados israelitas cortaram, virtualmente, ao meio Gaza, um território onde vivem 1,5 milhões de pessoas, e hoje posicionaram-se às portas da cidade de Gaza.

A aviação israelita atingiu dezenas de alvos, incluindo túneis de contrabando de armas e depósitos de armas.

Mas o porta-voz do braço armado do Hamas, Abu Ubaida, disse hoje que as tropas israelitas enfrentam ou a morte ou a captura. "O inimigo sionista deve saber que a sua batalha em Gaza é uma batalha perdida", disse Abu Obeida. "A batalha só agora começou e o inimigo deve sofrer as consequências", disse hoje Obeida à estação de televisão com sede no Qatar, Al-Jazeera.

O Hamas disse hoje ter sequestrado dois soldados israelitas mas o Exército israelita negou a informação.

Na Faixa de Gaza, as populações estão escondidas nas suas casas há dias e as agências humanitárias alertaram que se estão a esgotar os alimentos, a água e os medicamentos.

www.publico.clix.pt

6 comments:

Claudia Sousa Dias said...

concordo com o título, aliás, Saramago já tinha afirmado algo semelhante, há alguns anos atrás.
apesar de tudo, não consgo apoiar o hamas.

no entanto, e como já comentei o blog da teresa sá-couto, o mundo mudou muito desde 1945,onde se verificou uma reviravolta semelhante Àquela que se deu durante os primeiros séculos do cristianismo, após a qual a seita perseguida passa, depois de se tornar na religião oficial do Império Romano, a perseguidora.

O mesmo acontece como estado israelita no século XX.

Estranho é o silencio que se gera à volta da - pesadíssima - parcela de culpa que a Europa e os Estados Unidos tiveram e tÊm ainda na situação actual no médio oriente.

por isso, convém que não esqueçamos os holocaustos anteriores e, sobretudo,o que veio a seguir.

A. Pedro Ribeiro said...

também não apoio o Hamas. Nem Che Guevara apoiaria.

Claudia Sousa Dias said...

acredito perfeitamente!

nem cristo. nem ghandi.

CSd

A. Pedro Ribeiro said...

O Che não é o cristo. O Che é um guerrilheiro, tinha de matar gente,

Claudia Sousa Dias said...

mas tb tinha um ideal de igualdade e fraternidade.

no tempo de cristo seria talvez...um zelota.

CSD

Claudia Sousa Dias said...

meu querido xama-surrealista,

quando puderes dá uma espreitadela a este link.

www.dvasecontrabaixos.blogspot.com

vais amar.


CSD