Wednesday, June 29, 2011

NOTÍCIAS DA GRÉCIA

Grécia: greve geral de 48 horas, raiva nas ruas…Não Pagamos!
Os trabalhadores gregos estão de novo nas ruas para protestar, mas a greve geral de hoje, que acontece um dia antes da votação no Parlamento das medidas reaccionárias de austeridade, paralisa sectores importantes da economia e vai parar o país por 48 horas.


Em causa está os remédios do grande capital contra a crise sistémica do capitalismo, o país já havia parado outras 16 vezes desde os primeiros anúncios de corte de gastos, mas desta vez, é diferente: estamos falando de uma greve geral de dois dias, a primeira desde 1974.


Esta enorme mobilização foi convocada pelos dois principais sindicatos da Grécia, esta greve afecta, por exemplo, os transportes públicos. De acordo com fontes sindicais somente o metro está em operação para levar os manifestantes até os principais pontos de protesto em Atenas. O resto dos transportes estão paralisados, as repartições públicas e os correios também não abrirão as portas. Escolas e hospitais só atenderão emergências.


Os aeroportos estarão fechados hoje e amanhã entre 8h e 12h e das 18h até as 22h, milhares empresas médias e pequenas encerram as portas com a ausência dos trabalhadores em greve. Em suma o país está paralisado…só o parlamento burguês está em funcionamento, mas cercado pelos mais de 20 mil manifestantes.


A raiva está na rua, nos pensamentos, nas palavras de ordem, e fisicamente, segundo as imagens as manifestações de hoje foram mais violentas do que as anteriores com aumento da repressão policial, que usam bombas de gás lacrimogéneo, e manifestantes, armados de paus e pedras.


Os trabalhadores gregos, que já enfrentam alto desemprego e recessão, gritam nas ruas contra a aprovação de mais medidas de austeridade que prevêem aumento de impostos, despedimentos em massa de trabalhadores, funcionários públicos, mais e mais privatizações e aumento da idade mínima dos aposentados.


A luta do povo grego é determinante como exemplo para os povos nesta Europa, tenhamos coragem de seguir o mesmo caminho, dizer Não a estas políticas de traição, Não ao Pagamento das dívidas, Não ao capitalismo!

http://lutapopularonline.blogspot.com

No comments: