Sunday, January 27, 2013

ABSOLUTAMENTE CERTO

À hora do jantar o "Vip" está às moscas. Estão longe os tempos do Luís e da Carla quando havia motivos de conversa e eu bebia aqui umas cervejas e até vendia uns livros.


A gaja da novela das 7 continua a excitar-me. É uma óptima actriz. Mas eu definitivamente não sou de telenovelas. Não segui essa via. Era bom que houvesse mulheres bonitas aqui no café e não na TV. As da TV não as posso tocar. Só posso olhar para elas. Se bem que, para mim, os tempos estejam a mudar. Há coisas que começam a estar ao meu alcance, assim o penso. De qualquer forma, já pouco tenho a perder. Essa é a verdade. Não tenho que esconder as minhas opiniões e convicções. As pessoas vão envelhecendo, é certo. Contudo, eu não envelheci por aí além. Há aspectos em que até rejuvenesci. Sinceramente rejuvenesci. Estou mais solto do que estava há 10, 15, 20 anos. Pelo menos em certos aspectos. Acredito em mim mais do que acreditava. Do nada nasce o texto. Só preciso de encontrar companheiras, companheiros. Uns, mal ou bem, vão criando os filhos. Eu vou inventando textos. É a minha profissão, a minha missão na Terra. Além disso, sou um actor. Represento nos palcos e na vida. Ás vezes até sou um bocado sacana. Aprendi a sê-lo. Apanhei patadas. Já não sou o menino puro dos 18 anos. Ganhei vícios. Como este de permanecer no café em vez de ir para casa. Raramente escrevo em casa. Vou seguindo o meu pensamento. Espeto-o no papel.

Não é provável que venha a ter filhos. Não poderia sustentá-los. Embora, no fundo, até os desejasse. Enfim, já poderia ter acontecido. Estou aqui para a vida, não para a morte em vida. Vim gozar, celebrar mas também descobrir, conhecer. Chego à conclusão de que estou certo, de que, no fundo, quase sempre estive certo. E começo a perder o medo. Temo os pitbulls, temo os leões mas não temo os governantes nem os capitalistas. Enfrento-os com ou sem a caneta. Realmente eu é que estou certo. Não me quero armar em detentor da verdade mas eu é que estou certo. Cometi erros mas, ao fim e ao cabo, fiz o que tinha a fazer, disse o que tinha a dizer. Só preciso de me esforçar um pouco mais, de fazer um pouco mais, de dizer um pouco mais, de escrever um pouco mais.



No comments: