Tuesday, May 27, 2008

FRASES DO MAIO DE 68


Abaixo os jornalistas e todos os que querem manipular.

Abolição da sociedade de classes.

Abraça o teu amor sem largar a tua arma.

Abram as janelas do coração.

Acabareis todos por morrer de conforto.

Adoro escrever nas paredes.

Ainda não acabou!

Amem-se uns aos outros.

Antes de escrever, aprende a pensar.

Aqueles que fazem uma meia-revolução apenas cavam a sua própria sepultura. (Saint-Just)

As armas da crítica passam pela crítica das armas.

As lágrimas da burguesia são o néctar dos deuses.

As paredes têm ouvidos, os ouvidos têm paredes.

Autogestão da vida quotidiana.

Bobo, dodo, metro (trabalho, dormir, metro).

Camaradas, o amor também se faz na Faculdade de Ciências.

Ceder um pouco é capitular muito.

Consuma mais, viva menos.

Corre, camarada, o velho mundo está atrás de ti.

Criatividade, espontaneidade, vida.

CRS=SS.

Decretado o estado de felicidade permanente.

Desde 1936 eu tenho lutado por aumentos salariais. O meu pai, antes de mim, também lutou por aumentos salariais. Agora eu tenho uma TV, uma geladeira, um Volkswagen. Porém, apesar de tudo, a minha vida continua a ser uma vida de cão. Não discutas com os patrões, elimina-os.

10 horas de prazer, já!

É proibido proibir. (Cohn-Bendit)

Enraiveçam-se!

Escrevam por toda a parte!

Estudantes, professores, operários, imigrantes.

Eu gozo.

Eu participo. Tu participas. Ele participa. Nós participamos. Vós participais. Eles lucram.

Eu tinha alguma coisa a dizer, mas não sei mais o quê.

Faço dos meus desejos realidade porque acredito na realidade dos meus desejos.

Faz amor e não a guerra.

Fim da liberdade aos inimigos da realidade.

Já passaram 10 dias de felicidade. (à porta da Sorbonne ocupada)

Eu sou marxista de tendência Groucho.

Justiça, liberdade, solidariedade.

Juventude marxista pessimista.

La lutte continue.

A revolução é inacreditável porque é verdadeira.

Levemos a revolução a sério, não nos levemos a sério.

Longa vida à comunicação, abaixo a telecomunicação.

Mesmo que não tenhas nada a dizer, fala na mesma.

Milionários de todos os países unam-se, o vento está a mudar.

Não consumas Marx. Vive-o.

Não é possível integrar uma sociedade em desintegração.

Não mudem de empregadores, mudem o emprego da vida.

Não nos prendamos ao espectáculo da contestação, passemos à contestação do espectáculo.

Não reclamaremos nada. Não pediremos nada. Tomaremos. Ocuparemos.

Não tomem o elevador, tomem o poder.

Não, não seremos apanhados pelo Grande Partido da Classe Trabalhadora.

Nós somos todos judeus alemães.

Somos todos indesejáveis.

O aborrecimento é contra-revolucionário.

O agressor não é aquele que se revolta, mas aquele que reprime.

O àlcool mata. Tomem LSD.

O discurso é contra-revolucionário.

O Estado é cada um de nós.

O futuro só conterá o que pusermos nele hoje.

O masoquismo hoje veste-se como reformismo.

O patrão precisa de ti, tu não precisas dele.

O poder tinha as universidades, os estudantes tomaram-nas. O poder tinha as fábricas, os trabalhadores tomaram-nas. O poder tinha os meios de comunicação, os jornalistas tomaram-nos. O poder tem o poder, tomem-no!

O sagrado, eis o inimigo.

O sonho é realidade.

Os limites impostos ao prazer excitam o prazer de viver sem limites.

Os sindicatos são uns bordéis.

Parem o mundo, eu quero descer.

Por favor, deixa o PC tão limpo ao sair quanto gostarias de o encontrar ao entrar.

Proclamemos a Comuna de Paris.

Professores, sois tão velhos quanto a vossa cultura, o vosso modernismo nada mais é do que a modernização da polícia. A cultura está em migalhas.

Professores, vocês fazem sentirmo-nos velhos.

Proibido não colar cartazes.

Quando a Assembleia Nacional se transforma num teatro burguês, todos os teatros da burguesia devem transformar-se em Assembleias Nacionais.

Quando interrogados, responderemos com perguntas.

Quanto mais eu faço amor, mais tenho vontade de fazer a revolução. Quanto mais faço a revolução, mais tenho vontade de fazer amor.

Queremos um lugar para mijar, não para rezar. (na porta fechada da capela da Sorbonne)

Recusamos o papel que nos foi designado, não seremos treinados como cães polícias.

Revulação, eu te amo.

Nada será como antes.

Se queres ser feliz, prende o teu proprietário.

Sejam realistas, exijam o impossível!

Ser rico é contentar-se com a pobreza?

Só a verdade é revolucionária.

Por baixo do empedrado está a praia. ("Sous les pavés la plage")

Teremos um bom mestre desde que cada um seja o seu.

Todo o poder abusa. O poder absoluto abusa absolutamente.

Todo o poder aos conselhos operários- um enraivecido. Todo o poder aos conselhos enraivecidos- um operário.

Todo o reformismo se caracteriza pela utopia da sua estratégia e pelo oportunismo da sua táctica.

Trabalhador: tu tens 25 anos, mas o teu sindicato é do outro século.

Trabalhadores do mundo inteiro, divirtam-se.

Tu, camarada, tu, que eu desconhecia por detrás das turbulências, tu, amordaçado, amedrontado, asfixiado, vem, fala connosco.

Tudo é Dadá.

Um homem não é estúpido ou inteligente: ele é livre ou não é.

Um só fim de semana não revolucionário é infinitamente mais sangrento do que um mês de revolução permanente.

Viva o efémero.

VIva o poder dos conselhos operários estendido a todos os aspectos da vida.

Vive sem limites e aproveita sem moderação. (Conh-Bendit)


Recolha de Milice Ribeiro Santos, com recurso a textos de Guy Debord e da Internacional Situacionista, bem como do colectivo Banderna (www.conradeditora.com.br)

1 comment:

Daniel Ferreira said...

ala que se faz tarde!

(não, não sou nenhum muçulmano embora isso te agradasse!)

embora não veja nada de muito positivo em termos práticos no maio de 68, só porque os homens do capital já estavam um passo à frente prestes a moldar-se à mudança,acho que os valores são muito interessantes; faz falta algo do género nem que seja só para tirar a teima e tentar. o oportunismo é neste momento um belo caminho a seguir.