Friday, May 27, 2011

RIBEIRO NAS QUINTAS DE LEITURA

«A 117ª sessão das "Quintas de Leitura", ciclo poético promovido pela Câmara Municipal do Porto através da Fundação Ciência e Desenvolvimento, realiza-se no próximo dia 26 de Maio de 2011, às 22h00, no Café-Teatro do Teatro do Campo Alegre.



A sessão intitula-se "Vida no Campo" e tem um carácter vincadamente performativo, juntando dois grandes comunicadores: o geógrafo Álvaro Domingues e o poeta A. Pedro Ribeiro.



Depois do êxito de "A Rua da Estrada" (2009) e "Casas Kitadas" (2010), Álvaro Domingues vai, desta feita, surpreender-nos com uma conferência esquisita sobre "Vida no Campo". Álvaro Domingues desvenda um pouco do que está na origem da sua dissertação performativa:



"Vida no Campo é esta vida difícil de não ter tido ainda tempo de ruminar o sentimento de perda de um certo rural profundo. Nos anos 50 do Séc. XX, Portugal atingiu o auge da população e do território mobilizado pela agricultura. Hoje, o PIB na agricultura não chega aos 4%. É esse o número que mede o que se denomina como desruralização . Venha o Freud para explicar este mau luto pelo que se perdeu e ainda teima em persistir, como presente-ausente, na paisagem, em quem a olha e nos destroços que deixou.”



Na segunda parte, sobe ao palco A. Pedro Ribeiro, poeta situacionista libertário e tudo, que contará, nas leituras, com a cumplicidade de Susana Guimarães. A sua performance será, como habitualmente, marcada pelo tom audaz e provocatório que, estamos certos, agitará a plateia. Este espectáculo será também uma noite cheia de música.



Na primeira parte, a tão esperada e reclamada actuação de "NOISERV", o indelével projecto do músico David Santos que já encantou salas emblemáticas como as do Music Box, Santiago Alquimista, Coliseu dos Recreios, Coliseu do Porto, Cinema S. Jorge, Casa da Música, Galeria Zé dos Bois, Mercado Negro, entre muitas outras.



David Santos será acompanhado em palco pela ilustradora Diana Mascarenhas. Oportunidade ainda para ouvir os "OPUS DIABOLICUM", habituais companheiros de estrada dos Moonspell. A banda de classical metal , formada por quatro violoncelistas e um percussionista/pianista, irá mostrar-nos que o TCA fica algures entre o Inferno e o Paraíso. E, como diria o Poeta, "no FIM disto tudo um Azul-de-prata."»

No comments: